terça-feira, 7 de março de 2017

Bote-me uma amarelinha

Com este tempo de frios e calores extremos, arranhou-se-me a garganta. Como sou avesso à fila para o Sr. Doutor lá do centro de saúde, peguei em mim, e fui até à tasca. Depois dos comprimentos do costume, e da conversa sobre a chuva que regou a terra na altura certa para meter as semilhas…
- «Deite-me uma de eucalipto, ando com a garganta arranhada. - De eucalipto não tenho. – Que seja uma marcela, não é a mesma coisa mas remedeia. - Dessa muito menos. - Ainda é muito cedo para enfiar-me na cama mas, deite-me uma amarelinha para fazer lastro e logo se vê. - O homem, si nã sabe que é proibido? - Agora essa, é proibido? É proibido por quê? - Por causa do “acle”. - Mas o Sr. … faz as infusões com aguardente ou com álcool? - Olhe nã sei! O que sei é que nã se pode ter! Aquela polícia nova, quando passa, leva tudo o que “um” tiver no negócio.»
- Pelo que me explicaram, todas aquelas maravilhas tradicionais, para o sabor e para a saúde que podíamos saborear na maioria das tascas, são proibidas. E não podem estar à venda porque o Estado parte do princípio que o cidadão segue o seu exemplo e passa-lhe a perna, usando aguardentes não declaradas. Ou seja: O único motivo para não podermos degustar madre de louro, sabugueiro, infusão de parideira, de ervas, marcela ou até as macias, e outras velhas receitas e infusões numa tasca ou como bom digestivo caseiro num qualquer restaurante, é, a suspeita da aguardente ser contrafeita. Destrói-se anos de sabedoria popular a favor do empacotado. Sim!! Porque se for uma daquelas coisas industriais, que magoam no estômago e dão ressacas terríveis, já pode envenenar metade da população porque têm selo.



E pergunto eu: A aguardente que se usa nas infusões não é na sua grande maioria comprada no circuito oficial, a pagar altos impostos? O facto de juntarem umas ervas altera em quê, o tal do imposto?
É como com o vinho seco, se não pagar o imposto não pode vender porque faz mal. Se pagar, já pode vender até vinagre a copo.
A onde a gente vai parar???

Se é mais um imposto que querem, criem um selo para as infusões caseiras. Não destruam mais uma parte da nossa cultura.


David Francisco

1 comentário:

  1. Para la proxima 2ª 5F voy a llevar un aguardiente que tengo casero con un "añadido" que estoy seguro que te va a quitar todos los "males".....

    ResponderEliminar